Procedimento concursal para contratação em funções públicas por tempo indeterminado, visando a ocupação de um posto de trabalho do mapa de pessoal, na carreira de Técnico Superior (na área de intervenção educativa) (M/F)
Procedimento concursal para contratação em funções públicas por tempo indeterminado, visando a ocupação de um posto de trabalho do mapa de pessoal, na carreira de Técnico Superior (na área de intervenção educativa) (M/F)
Documentos a anexar obrigatoriamente:
- Certificado de habilitações
- Comprovativo da inscrição válida enquanto membro efetivo em associação profissional ou ordem.
Obrigatório possuir:
a) Licenciatura/Mestrado em Psicologia (preferencialmente na área da educação);
b) Inscrição válida enquanto membro efetivo em associação profissional ou ordem.
Funções específicas: funções de técnico/a de orientação, reconhecimento, validação e certificação de competências, cujas competências/trabalhos específicos são:
No âmbito das etapas de acolhimento, diagnóstico, orientação e encaminhamento:
a) inscrever os jovens e adultos no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e informar sobre a atuação do Centro QUALIFICA;
b) promover sessões de orientação que permitam a cada jovem ou adulto identificar a resposta mais adequada às suas aptidões e motivações;
c)promover sessões de informação sobre ofertas de educação e formação, o mercado de emprego atual, saídas profissionais emergentes, prospeção das necessidades de formação, bem como oportunidades de mobilidade no espaço europeu e internacional no que respeita à formação e trabalho;
d) encaminhar jovens e adultos tendo em conta a informação sobre o mercado de emprego e as ofertas de educação e formação disponíveis nas entidades formadoras do respetivo território ou, no caso dos adultos, para processo de RVCC sempre que tal se mostrar adequado;
e) monitorizar o percurso dos jovens e dos adultos encaminhados pelo Centro até à conclusão do respetivo percurso de qualificação, e, quando aplicável, até à inserção no mercado de emprego;
f) desenvolver ações de divulgação e de informação, junto dos diferentes públicos que residem ou estudam no território, sobre o papel dos CQEP e as oportunidades de qualificação, designadamente a oferta de cursos de dupla certificação.
No âmbito das etapas de reconhecimento, validação e certificação de competências:
a) enquadrar os candidatos no processo de RVCC, escolar, profissional ou de dupla certificação, de acordo com a sua experiência de vida e perfil de competências;
b) prestar a informação relativa à metodologia adotada no processo de RVCC, as técnicas e instrumentos de demonstração utilizados e à certificação de competências, em função da vertente de intervenção.
c)Acompanhar os adultos ao longo do processo de RVCC, através da dinamização das sessões de reconhecimento, do apoio na construção do portefólio e da aplicação de instrumentos de avaliação específicos, em articulação com os formadores e ou professores;
d)identificar as necessidades de formação dos adultos, em articulação com os formadores, professores e outros técnicos especializados no domínio da incapacidade e ou deficiência, podendo proceder, após certificação parcial, ao encaminhamento para ofertas conducentes à conclusão de uma qualificação.